Notícias

Defesa de Gabriel Monteiro se movimenta contra processo de cassação do mandato

O Conselho de Ética da Câmara do Rio deu prosseguimento ao processo em decisão colegiada nesta quinta-feira (11)

Mariana Albuquerque

Gabriel Monteiro segue enfrentando processo ético-disciplinar
Gabriel Monteiro segue enfrentando processo ético-disciplinar
Renan Olaz/CMRJ

A defesa do vereador Gabriel Monteiro, do PL, pretende apresentar até segunda-feira um recurso contra a aprovação pelo Conselho de Ética da Câmara do Rio do prosseguimento do processo de cassação do mandato dele. A decisão foi tomada pelo colegiado nesta quinta-feira (11).

Caso os advogados cumpram o prazo para a apresentação do documento, a Comissão de Justiça e Redação da Casa, tem 10 dias para analisar se julga ou não procedente a argumentação.

No entanto, se o recurso não for apresentado, a decisão do Conselho de Ética será levada, na terça-feira (16) para o plenário da Câmara de Vereadores do Rio. A votação desta quinta foi unânime pelo prosseguimento do rito.

A defesa de Gabriel Monteiro disse não vai desistir do caso e que pretende usar todos os recursos disponíveis.

Gabriel Monteiro é acusado de assédio moral e sexual contra ex-assessores, expor pessoas em situação de vulnerabilidade na internet e gravar vídeos de sexo com uma menor de idade, entre outras denúncias. Segundo o relator do caso, Chico Alencar, do PSOL, a última acusação, envolvendo gravações com menores, foi preponderante para a decisão. 

Depois da sessão no Conselho de Ética, o parlamentar chegou a ir a plenário se defender.  

Para que Gabriel Monteiro seja cassado, são necessários votos de dois terços dos 51 vereadores, ou seja, 34 votos. Caso a votação alcance apenas maioria absoluta contra o parlamentar, o mandato será suspenso.