O resgate de uma joia que fica escondida bem no meio da Floresta da Tijuca, na Zona Norte do Rio. Depois de setenta anos, o Gávea Tourist já tem data para ser inaugurado. A previsão de que as obras sejam concluídas em 2026.
O espaço, que ficou conhecido como hotel esqueleto, tinha projetos de finalização que se arrastavam por mais de duas décadas.
Com 16 andares, hotel terá 480 unidades e a promessa é que o desenho inicial seja mantido, assim como a sofisticação. Segundo o conselheiro da nova administradora, a Gávea Residence e Corporações, Marcos Cumagai, a ideia é que ele seja transformado em um hotel botique.
Mesmo sendo uma construção antiga, a estrutura ainda está firme, apesar de ter sofrido algumas depredações. O local ficou abandonado depois que antiga responsável pelo empreendimento, a Califórnia de Investimentos, faliu, em 1977.
Em 2011, o hotel foi arrematado em um leilão pela atual proprietária.
O projeto também prevê um cronograma com atividade, trilhas e caminhadas, mistura perfeita pra quem não vai abrir de apreciar a essência da floresta.
Essa é a expectativa de Fábio Roubustelli, influencer digital que tentou visitar o local.
Em nota a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio informou que a obra possui as licenças urbanística e ambiental, de acordo com a legislação. Trata-se de uma obra concluída, portanto possíveis impactos ocorreram na ocasião da construção. A construção está localizada em zona de amortecimento do Parque Nacional da Tijuca, ou seja, fora dos limites do parque, e a licença não prevê remoção de vegetação.