Desvalorização do peso causa aumento de turistas brasileiros na Argentina

De acordo com o Ministério do Turismo da Argentina, nos primeiros seis meses deste ano, o país recebeu mais de 3 milhões e 800 mil turistas

Por Priscila Xavier

Desvalorização do peso causa aumento de turistas brasileiros na Argentina
A cotação do dólar chegou a 350 pesos, enquanto R$ 1 é equivalente a 71 pesos argentinos
Pixabay

A desvalorização do peso argentino frente ao real tem sido um dos principais atrativos e justificativas para o aumento do volume de turistas brasileiros que procuram o país dos hermanos como destino turístico.

De acordo com o Ministério do Turismo da Argentina, nos primeiros seis meses deste ano, o país recebeu mais de 3 milhões e 800 mil turistas. Só em julho, foram mais de 600 mil e 25% deles, eram brasileiros, o que significa um crescimento de mais de 50%.

A cotação do dólar chegou a 350 pesos, enquanto R$ 1 é equivalente a 71 pesos argentinos. Aproveitando o câmbio favorável para os brasileiros, a estudante de medicina Felicia Bruno já se prepara para embarcar, como turista, para o país dos hermanos.

A ida de brasileiros ao país vizinho, no entanto, pode ficar mais difícil no futuro, já que o mercado de câmbio foi mais pressionado com o desempenho do candidato à presidência Javier Milei nas primárias. O político demonstrou interesse em dolarizar a economia e acabar com o Banco Central Argentino.

A ideia surge em meio à grave crise econômica no país, que registra hiperinflação superior a 100%. Para o internacionalista e fundador do Instituto Global Attitude, Rodrigo Reis, as medidas pretendidas por Milei, caso vença às eleições, podem dificultar ainda mais a economia argentina.

Cerca de 83% dos turistas que visitam a Argentina, em 2023, são de países limítrofes, como o Uruguai e o Chile. Quase metade deles chega ao país via terrestre.

Mais notícias

Carregar mais