O Detran e o Corpo de Bombeiros realizam simulação de acidentes de trânsito e de socorro às vítimas. A ação, realizada nesta segunda-feira (23), faz parte da programação educativa da Semana Nacional de Trânsito, que vai até esta quarta (25).
Os visitantes também passaram pelo simulador de impacto em batidas de trânsito, e usaram óculos que simulam os efeitos do uso de álcool e drogas na direção. Os órgãos também distribuíram brindes e material educativo.
O coordenador de Educação para o Trânsito, Marcus Moreira, alerta para a necessidade de mudanças de comportamento ao volante.
Dados reunidos pelo Detran mostram que, no primeiro semestre de 2024, o número de acidentes no estado do Rio aumentou quase 20% em relação ao mesmo período do ano passado.
Ainda comparando o mesmo período, o número de mortos cresceu 14% e o de feridos subiu 22%. A média foi de 63 acidentes com vítima por dia no estado.
Ao longo de 2023, foram mais de 20 mil acidentes, com mais de 25 mil vítimas em todo o estado do Rio.
Entre janeiro e agosto de 2024, a Lamsa, concessionária que administra a Linha Amarela, registrou um aumento de 75% em acidentes fatais com moto, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo dados do Instituto de Segurança Pública, comparando junho de 2024 com junho de 2023, o número de acidentes com morte cresceu 35%. Dirigir sob o efeito de álcool ou drogas teve um aumento de 32%.
Participar de competição não autorizada teve um aumento de 214%, comparando janeiro e junho de 2024 e 2023.