Já chega a 10 o número de crianças baleadas no Grande Rio em apenas três meses.
Os dados, do Instituto Fogo Cruzado, mostram que esse número quintuplicou na Região Metropolitana em 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado.
A vítima mais recente foi um menino, de apenas 7 anos, que foi atingido na coxa durante um tiroteio no dia 26, na Vila Canaan, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Nesse mesmo dia, uma mulher e dois homens foram baleados, após pessoas dentro de um carro passarem atirando em um bar.
Entre as 10 crianças baleadas este ano, seis foram atingidas por balas perdidas: duas morreram e quatro ficaram feridas.
Lista de crianças baleadas divulgada pelo Instituto Fogo Cruzado:
B. R., 7 anos - Ferido na coxa esquerda ao ser atingido durante um ataque a tiros na Vila Canaan, em Duque de Caxias. A vítima tem quadro de saúde estável.
10/03 - M.J.S.G., 1 ano e 8 meses - Ferida por uma bala perdida durante operação policial na ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.
01/03 - Menina, 11 anos - Ferida por bala perdida durante ação policial na Vila Aliança, em Bangu, na Zona Oeste do Rio.
19/02 - B.R.H., 6 anos - Ferido a tiros durante uma briga no Carnaval de Magé, na Baixada Fluminense.
19/02 - M.E.C.M., 9 anos - Morta a tiros durante uma briga no Carnaval de Magé, na Baixada Fluminense.
19/02 - J.P.M.L., 11 anos - Ferido a tiros durante uma briga no Carnaval de Magé, na Baixada Fluminense.
04/02 - L.H.B.F., 5 anos - Ferido na perna por uma bala perdida enquanto lanchava com a mãe em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A polícia ainda não sabe de onde veio o disparo.
02/02 - Menina, 8 anos - Ferida nas costas por uma bala perdida quando ocupantes de um veículo teriam disparado em direção ao quintal em que a menina e a família estavam no Jardim Catarina, em São Gonçalo.
25/01 - R.R.V., 10 anos - Morta por uma bala perdida na Rua Dr. Monteiro de Barros, no Centro de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Moradores contam que homens encapuzados invadiram a rua e começaram a disparar. Rafaelly brincava na rua com outras crianças e foi vítima de uma bala perdida, na altura do tórax.
01/01 - J.D.S.F, 11 anos - Morto por uma bala perdida durante a comemoração do réveillon em Mesquita, na Baixada Fluminense. O menino estava na varanda de casa, quando foi atingido.