Notícias

Dezenas de balões são vistos em diferentes bairros do Rio neste domingo

Com a aproximação do feriado de São Jorge, celebrado na próxima terça-feira (23), a prática criminosa se torna mais comum

Por Daniel Henrique

Balões foram vistos em diferentes pontos da cidade
Balões foram vistos em diferentes pontos da cidade
Ouvinte BandNews FM

Dezenas de balões foram flagrados nos céus da cidade do Rio de Janeiro na manhã deste domingo (21). Com a aproximação do feriado de São Jorge, celebrado na próxima terça-feira (23), a prática criminosa se torna mais comum.

Não houve acionamento para incêndios causados pelos artefatos. Segundo a concessionária RIOGaleão, um balão apagado caiu no Aeroporto Internacional Tom Jobim, mas a operação não foi afetada.

Também neste domingo (21), a Polícia Militar realizou uma operação de combate ao crime de soltura de balões. Quatro artefatos foram abatidos por aeronave, um apreendido no município de Maricá, na Região Metropolitana, e um apreendido nas águas da Baía de Guanabara.

Ouvintes da BandNews FM observaram os artefatos em todas as regiões da cidade. Na Zona Oeste, houve flagrantes na Barra da Tijuca, Bangu, Taquara e Curicica.

“Estou impressionado com a quantidade de balões que eu estou vendo hoje no céu aqui na região da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Eu moro em frente ao Barra Shopping e eu contei pelo menos 12 balões no céu. Balões enormes, com aquelas bandeiras gigantes”, afirmou um morador.

“Quando abri a janela, dei de cara com o céu estrelado de balões de Bangu", disse outro.

“Muitos balões pela Taquara e Curicica. Vi em torno de seis”, declarou um ouvinte.

Moradores da Zona Sul também se assustaram com a quantidade de balões.

“Estou parada no trânsito aqui na Lagoa e eu consigo ver pelo menos cinco balões ali por cima das matas do Maciço da Tijuca. Um deles muito próximo das antenas do Sumaré, todas aparentemente vindo pra região da Zona Sul”, explicou um morador.

"Eu moro em Ipanema, de frente pra Lagoa. Só o pouco que eu pude visualizar, tem três balões voando por aqui por cima. Nunca vi isso", disse outro.

Já na Zona Norte, os artefatos foram observados na região do Maracanã e de Irajá.

"Todo final de semana eu venho aqui dar uma corridinha no Maracanã pela manhã e observo cada vez mais balões voando pelo Rio de Janeiro, trazendo perigo pra todo mundo. É impressionante isso. É inadmissível", disse um morador.

“Aqui da altura de Irajá, tem três aqui na altura do Ceasa, e um aparentemente querendo começar a arriar. São vários balões espalhados pelo Rio de Janeiro inteiro. Do ponto que eu estou, vejo três", declarou outro ouvinte. 

A prática de soltar balões é crime, com pena de 1 a 3 anos de detenção, além de causar riscos de queimadas e acidentes.

Até o dia 15 de setembro, o Disque Denúncia realiza uma campanha para incentivar as denúncias sobre crimes relacionados à soltura e comercialização de balões, através do aplicativo e redes sociais do Disque Denúncia ou pelos telefones 2253-1177 e 0300 253 1177.

Tópicos relacionados