O ministro da Justiça e Segurança Pública afirma que está discutindo com governadores a possibilidade da presença de segurança armada nas escolas do país. Em agenda no Rio de Janeiro, Flávio Dino reforçou, por outro lado, que é contrário às armas e que a decisão final cabe a cada estado.
O ministro disse que Governo Federal e Estadual vão atuar em conjunto para definir medidas que aumentem a segurança nas unidades e discutirem sobre a possível presença de autoridades armadas nos locais.
O ministro vai ser reunir no dia 25 deste mês com o governador do Rio, Claudio Castro, para discutir as medidas.
Dino ainda afirmou estar horrorizado com o crescimento do culto à violência na Internet, principalmente no contexto de ataques às escolas. Ele disse que o Ministério da Justiça e Segurança Pública tem atuado em parceria com os governos estaduais e as operações têm resultado em buscas e apreensões e em prisões de adolescentes ao longo do País.
O ministro ainda cobrou a responsabilização das plataformas digitais na disseminação de ameaça. Nesta quarta, ele anunciou uma portaria para regulamentar as redes sociais com a finalidade de combater a violência nas escolas.
“Estamos instaurando hoje processos administrativos em relação a cada plataforma. Ela vai ser notificada desses processos e dos deveres dela como empresa”, afirma o ministro.