Com apenas três jogadores que atuam no futebol brasileiro, o treinador da Seleção Brasileira, Dorival Junior, anunciou os 23 atletas que vão disputar a Copa América 2024 nos Estados Unidos, que começa em junho. Além da competição, os convocados também jogarão os amistosos de preparação contra o México, no dia 8 de junho, e contra a seleção americana, no dia 12 do mesmo mês.
GOLEIROS
Alisson (Liverpool)
Bento (Atlhetico Paranaense)
Ederson (Manchester City)
LATERAIS
Danilo (Juventus)
Yan Couto (Girona)
Guilherme Arana (Atlético-MG)
Wendell (Porto)
ZAGUEIROS
Beraldo (PSG)
Éder Militão (Real Madrid)
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Marquinhos (PSG)
MEIAS
Andreas Pereira (Fulham)
Bruno Guimarães (Newcastle)
Diuglas Luiz (Aston Villa)
João Gomes (Wolverhampton)
Lucas Paquetá (West Ham)
ATACANTES
Endrick (Palmeiras)
Evanilson (Porto)
Gabriel Martinelli (Arsenal)
Raphinha (Barcelona)
Rodrygo (Real)
Savinho (Girona)
Vini Jr. (Real Madrid)
A lista final dos convocados para a Copa América deverá ser enviada à Conmebol até 12 de junho. Portanto, existe a possibilidade de que Dorival faça mudanças no grupo, seja por motivos técnicos ou clínicos.
Dorival afirma que o número baixo de jogadores que jogam no futebol brasileiro nesta convocação não tem relação com uma possibilidade de paralisação das competições nacionais, por conta da tragédia no Rio Grande do Sul.
Questionado sobre uma eventual paralisação do Campeonato Brasileiro, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, disse que tudo será definido pelo conselho técnico de cada divisão.
Esta foi apenas a segunda convocação realizada por Dorival Junior desde que assumiu o comando da Seleção, em janeiro. Na ocasião, o Brasil venceu a Inglaterra e empatou com a Espanha em amistosos.
Nomes como Fabrício Bruno, André, Casemiro, Pablo Maia e Richarlison, que estiveram na última convocação, ficaram de fora.
Dorival e sua comissão técnica realizaram uma excursão à Europa em abril para observar os jogadores que atuam no velho continente. Antes disso, eles também rodaram o Brasil com o mesmo objetivo.
Com a ausência de Neymar, que se recupera de lesão, Dorival fala sobre uma liderança técnica dentro de campo.
Na fase de grupos da Copa América, o Brasil vai encarar as seleções da Costa Rica, Paraguai e da Colômbia, pelo grupo D do torneio.
A Seleção já conquistou nove títulos da Copa América, o último deles em 2019.