O prefeito do Rio afirma que não gostou dos horários das partidas de Fluminense e Flamengo pela Libertadores, mas aceitou com receio de a Conmebol retirar os jogos da cidade.
Os times entram em campo às 19h no Maracanã. O Tricolor enfrenta o Atlético Mineiro, no dia 18, uma quarta-feira, enquanto o Rubro-Negro pega o Peñarol no dia seguinte. Durante a apresentação do plano operacional para a semana dos jogos nesta sexta-feira (6), Eduardo Paes explicou a decisão de não tentar remanejar os horários.
Apesar da crítica ao horário das 19h, o prefeito não se manifestou sobre uma eventual tentativa de puxar um dos jogos de quarta para terça-feira. Duas horas e meia depois do início da partida do Fluminense, no dia 18, o Botafogo entra em campo no Estádio Nilton Santos, contra o São Paulo. Os estádios ficam a menos de dez quilômetros de distância e têm rotas em comum, incluindo via transportes coletivos. Segundo a Cet-Rio, as partidas da Libertadores são consideradas bandeira vermelha, representando risco muito alto.
A preocupação da prefeitura com os jogos dos cariocas também envolve a realização do Rock in Rio. A partida do Flamengo ocorre na mesma noite em que começam os shows da segunda semana do evento. Milhares de pessoas vão estar em deslocamento para a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, para acompanhar apresentações de artistas como Joss Stone e Ed Sheeran.
Os bloqueios nas vias do entorno do Maracanã começam às 16h de quarta e quinta-feira. As Avenidas Rei Pelé, no sentido Centro, e Maracanã, o Viaduto Oduvaldo Cozzi e a Rua Eurico Rabelo ficarão fechadas.
Já os bloqueios no entorno do Estádio Nilton Santos vão ser feitos nas ruas Henrique Scheid, Oficina, Doutor Padilha, Arquias Cordeiro e Rua Goiás, a partir das 18h30.
Desde a divulgação do calendário da Libertadores, há um mês, a BandNews FM alerta sobre os prováveis problemas de segurança e mobilidade que seriam causados pela realização simultânea desses grandes eventos.
Diante do cenário, a Prefeitura do Rio e o Governo do Estado decretaram ponto facultativo na capital fluminense para repartições públicas. Nesses dias, o expediente em órgãos municipais e estaduais da cidade do Rio vai ser finalizado às 15h.