A proibição do comércio ambulante, sem autorização, na Uruguaiana, no Centro do Rio, já tem data para começar: 25 de março. O anúncio foi feito pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, na internet, nesta quarta-feira (6).
Uma série de intervenções no trânsito começaram nesta quinta-feira. A ideia é que os carros circulem por ruas que antes eram ocupadas por ambulantes.
Os carros que vêm pela Avenida Rio Branco vão poder virar à direita na rua da Assembleia e pegar a rua Uruguaiana. Nesse trecho, a rua da Assembleia vai passar a operar em mão dupla, permitindo uma conexão com a Avenida Presidente Vargas.
O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, explica que a atuação segue o que já vem sendo feito no calçadão de Campo Grande, na Zona Oeste, e na extinta feira de Acari, na Zona Norte, onde comerciantes vendiam produtos sem comprovação da procedência.
A proibição não é uma novidade. Segundo o prefeito Eduardo Paes, o objetivo é cumprir a legislação do município, que já não permite a instalação de barracas e pontos de comércio em espaço público.
Ainda segundo a Prefeitura, há a suspeita de que a Uruguaina concentra diversas vendas de celulares e outros materiais que seriam provenientes de roubos.