
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, pede ao presidente Lula a entrega da estação Leopoldina, na Região Central, ao município. Em tom de brincadeira, Paes disse que a prefeitura pretende recuperar o espaço, que sofre com o abandono há anos.
Atualmente, o prédio está sob posse da União. Já outra parte do terreno e os serviços de manutenção e acervo pertencem ao Governo do Rio, através da Central Logística, vinculada à Secretaria de Estado de Transportes.
Em outubro, reportagem da BandNews FM mostrou que a empresa afirmou que vão ser necessários R$ 21 milhões para reativar a linha entre as estações São Cristóvão e Leopoldina. No orçamento estão previstas a recolocação dos trilhos e a eletrificação da linha da rede área.
Paes já havia manifestado a intenção de garantir ao município a posse da estação. A ideia, segundo ele, é fazer uma operação de compra e posteriormente vender à iniciativa privada, medida semelhante àquela tomada com o Edifício A Noite, também na Zona Central do Rio.
Para torná-lo atrativo, a Prefeitura apresentou à Câmara do Rio em agosto um projeto para possibilitar o uso de certificados de incentivo (Cepac's) vendidos na Bolsa de Valores brasileira para que a iniciativa privada promova mudanças nos espaços.
A BandNews FM procurou o Ministério da Gestão e Inovação, mas não obteve retorno até o último fechamento da reportagem.