
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, vai propor ao Governo Federal a edição de um decreto para reconhecer o município como capital honorária do Brasil e cidade federal.
A intenção é que o documento seja assinado em julho, quando deve ser realizado o encontro da cúpula do Brics - grupo de países emergentes que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - na capital fluminense, uma das apostas para colocar a cidade no foco internacional.
O município realizou um estudo de 61 páginas para compor a solicitação do decreto federal. A minuta do documento fala sobre a proibição de transferências de órgãos federais sediados no município; reinstalação de gabinetes da presidência das entidades vinculadas à cultura; e autorização da instalação da sede da Embratur na cidade.
A Prefeitura também sugeriu a criação de um comitê para a gestão do patrimônio federal no Rio de Janeiro e condições para assegurar o funcionamento dos hospitais federais na capital federal.
Segundo Eduardo Paes, o plano é simbólico e repararia a transferência da capital para Brasília e a fusão dos antigos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro.