Elefante marinho é flagrado nas águas de Praia Grande, em Arraial do Cabo

Leões marinhos e pinguins, por exemplo, chegam ao Brasil através de correntes oceânicas, que se intensificam no inverno

Por Pilar Copolilo (sob supervisão)

Elefante marinho é flagrado nas águas de Praia Grande, em Arraial do Cabo
Praia de Arraial
Divulgação

Um elefante marinho é flagrado nas águas da Praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. No registro compartilhado nas redes sociais do produtor de filmes Jorge Toledo, é possível observar o animal com o rosto para fora da água e nadando.

De acordo com a bióloga marinha pesquisadora do ICMBio Revis Ilha dos Lobos de Torres - RS Helen Borges, o animal é um elefante-marinho-do-Sul, com o nome científico Mirounga leonina. Os machos dessa espécie podem medir seis metros e pesar até cinco toneladas. Pelas imagens, a bióloga acredita se tratar de um jovem macho.

Leões marinhos e pinguins, por exemplo, chegam ao Brasil através de correntes oceânicas, que se intensificam no inverno. Esses animais conseguem retornar sozinhos aos seus locais de origem caso não estejam debilitados, o que aparenta ser o caso do elefante marinho observado no vídeo. Caso não estejam em condições, a Marinha do Brasil realiza o resgate e tratamento destes animais. 

Procurada, a Marinha não respondeu.

A bióloga Helen Borges cita os cuidados necessários, caso um banhista se depare com os animais marinhos.

Ao encontrar um lobo, leão ou elefante marinho na praia, mantenha distância, não tente colocar ele de volta no mar, não alimente e caso tenha cachorros ao redor afaste os animais e entre em contato com um órgão ambiental. Esses animais, utilizam a faixa de praia para descanso.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais