Faltando poucos dias das eleições, neste domingo (2), jovens entre 16 e 18 anos se preparam para votar pela primeira vez. No entanto, até chegar às urnas, muitos deles se deparam com dúvidas.
No primeiro turno, os brasileiros vão eleger representantes para os cargos de deputados federal e estadual, senador, governador e presidente. Para facilitar a votação, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores levem anotados em um papel os números dos candidatos nos quais pretendem votar. O uso de celular não será permitido nas cabines de votação.
A estudante Luísa Alcântara, de 17 anos, vai votar pela primeira vez. Mas, além da expectativa para o voto, ela afirma que ainda não sabe se é preciso apresentar ou não o título de eleitor.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, a apresentação do título não é obrigatória, mas é necessário apresentar documento oficial com foto. Certidões de casamento e nascimento não serão aceitas. A sessão e o local de votação podem ser consultados no site do TRE ou através do aplicativo E-Título.
Já Bárbara Alves, de 18 anos, ainda não sabe se pode votar sem a biometria, já que o título foi emitido durante a pandemia da Covid-19.
De acordo com o TRE, não é preciso ter biometria para votar neste ano, já que o processo foi suspenso por conta da pandemia.
O voto é obrigatório para eleitores alfabetizados, com idades entre 18 e 70 anos. Quem deixar de votar tem até 60 dias para justificar a ausência, sob risco de multa e, até mesmo, cancelamento do título, o que pode acarretar no impedimento de participação em concursos públicos e emissão de documentos.