Motoristas que usam a Avenida Brasil já começam a buscar rotas alternativas diante dos congestionamentos na via expressa, que agora conta com menos uma faixa da pista central para veículos de passeio. Às 9:00 desta terça-feira (02), a média de engarrafamento em toda a cidade chegou a 147 km, um aumento de 59% em relação as últimas três semanas. As informações são do Centro de Operações da Prefeitura do Rio.
As mudanças no trânsito começaram no sábado (30), com a inauguração do BRT Transbrasil. Agora, a faixa mais a esquerda das pistas centrais da Avenida Brasil são exclusivas para os articulados. Já a faixa ao lado funciona como seletiva e fica exclusiva para ônibus, táxis e veículos de serviço.
Procurada pela reportagem da BandNews FM, a CET-Rio afirmou que a equipe vai fazer um balanço geral do tráfego em toda a cidade para, então, definir qual é a média exata apenas da Avenida Brasil e traçar um novo plano para minimizar os impactos.
No indicativo inicial da prefeitura, o principal ponto de congestionamento foi no trecho entre a Zona Oeste e o Trevo das Margaridas, na Zona Norte. Houve melhora entre a Linha Amarela e o Caju.
Na segunda-feira (1º), primeiro dia útil de operações, oitocentos veículos foram multados por desrespeitar o novo regulamento da via expressa. A multa para esta infração é de R$ 293,47.