Notícias

Engarrafamento chega a 147 km na cidade do Rio na manhã desta terça-feira

Motoristas buscam rotas alternativas para fugir de trânsito na Av. Brasil

Por Vinícius Calixto (sob supervisão)

As mudanças no trânsito começaram no sábado (30)
As mudanças no trânsito começaram no sábado (30)
Reprodução

Motoristas que usam a Avenida Brasil já começam a buscar rotas alternativas diante dos congestionamentos na via expressa, que agora conta com menos uma faixa da pista central para veículos de passeio. Às 9:00 desta terça-feira (02), a média de engarrafamento em toda a cidade chegou a 147 km, um aumento de 59% em relação as últimas três semanas. As informações são do Centro de Operações da Prefeitura do Rio.  

As mudanças no trânsito começaram no sábado (30), com a inauguração do BRT Transbrasil. Agora, a faixa mais a esquerda das pistas centrais da Avenida Brasil são exclusivas para os articulados. Já a faixa ao lado funciona como seletiva e fica exclusiva para ônibus, táxis e veículos de serviço.  

Procurada pela reportagem da BandNews FM, a CET-Rio afirmou que a equipe vai fazer um balanço geral do tráfego em toda a cidade para, então, definir qual é a média exata apenas da Avenida Brasil e traçar um novo plano para minimizar os impactos.  

No indicativo inicial da prefeitura, o principal ponto de congestionamento foi no trecho entre a Zona Oeste e o Trevo das Margaridas, na Zona Norte. Houve melhora entre a Linha Amarela e o Caju.

Na segunda-feira (1º), primeiro dia útil de operações, oitocentos veículos foram multados por desrespeitar o novo regulamento da via expressa. A multa para esta infração é de R$ 293,47.

Tópicos relacionados