Entidades cobram iniciativas do Governo do Estado sobre os problemas recorrentes que afetam a operação do sistema de trens urbanos no estado. Nesta sexta-feira (1º), uma carta aberta foi enviada ao governador Cláudio Castro para tratar do assunto.
O documento foi assinado por diversas associações que dão apoio ao Fórum de Mobilidade Urbana, como o Movimento em Defesa dos Trens e a Associação de Engenheiros Ferroviários.
Segundo o coordenador do Movimento em Defesa dos Trens, Fábio Paixão, a expectativa é que o governador abrace a causa e tome providências. Na análise do grupo, a SuperVia não é a única responsável pela crise.
Uma das principais questões destacadas na carta diz respeito a via permanente, que possibilita a passagem dos coletivos.
Segundo as entidades, a via se encontra desgastada pela falta de manutenção, já que os trilhos e os dormentes não passaram por trocas recentemente. Além disso, o documento ressalta que o sistema de sinalização também não passou por reparos.
O coordenador do Movimento em Defesa dos Trens, Fábio Paixão, cobra uma solução.
O documento ressalta, ainda, a falta de compromisso do sistema, que promete melhorias. Representantes das entidades que assinaram a carta se reuniram nesta sexta (1º) no Palácio Guanabara.