BandNews FM Rio de Janeiro

Entre os 20 municípios mais violentos do Brasil, 11 estão na Bahia

Na lista das capitais mais violentas, as cidades do Norte e do Nordeste do país estão no topo

Por Júlia Zanon (sob supervisão)

Entre os 20 municípios mais violentos do Brasil, 11 estão na Bahia
Divulgação

O Brasil registrou 21,7 homicídios para cada 100 mil habitantes em 2022, segundo o Atlas da Violência, divulgado nesta terça-feira (18). O levantamento é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (ipea), em parceria com Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Foram cerca de 46.400 assassinatos no período analisado, aproximadamente 1500 a menos do que o registrado no ano anterior.  

Na lista das capitais mais violentas, as cidades do Norte e do Nordeste do país estão no topo. Salvador apresentou uma taxa de 66,4 de homicídios por 100 mil habitantes. Entre os 20 municípios mais violentos do Brasil, 11 estão na Bahia.

A diretora de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia, do Ipea, Luseni Maria, analisou que, no país, não houve melhora nos números de homicídios.

O Atlas da Violência destaca como ponto em comum entre os estados a violência letal gerada pelo conflito armado, que é resultado da expansão das facções criminosas do Rio de Janeiro e São Paulo.  

Para Daniel Cerqueira, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, os órgãos responsáveis pela segurança pública precisam analisar as o cenário, para uma política ais eficaz de combate ao crime.

No Rio, a pesquisa cita ainda como principal característica a disputa territorial entre as milícias e facções criminosas.  

A Região Norte se destacou com violência de facções internacionais e crimes ambientais. A Nordeste foi considerada a mais violenta do Brasil, com a taxa de 37,1. Já a Região Sul se apresentou como uma nova rota do tráfico internacional. A Centro-Oeste apresentou maior incidência de entrada de drogas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais