Um entregador morreu após ser baleado durante uma operação da Polícia Civil em comunidades de Santa Cruz e de Paciência, na Zona Oeste do Rio, na noite desta quinta-feira (22).
Segundo moradores, Guilherme de Moraes trabalhava lavando carros durante o dia e à noite fazia entregas em uma lanchonete da comunidade Três Pontes, em Santa Cruz. Ele foi levado pelos policiais ao Hospital Municipal Pedro II, mas não resistiu.
Durante toda a noite, o clima foi de tensão na região, que registrou intensos confrontos. Segundo ouvintes da BandNews FM, a ação contou com o apoio de helicópteros da corporação.
Um vídeo gravado por um morador mostra o desespero de quem tentava se proteger dos tiros abaixado dentro da própria casa.
Procurada, a Polícia Civil não respondeu sobre o motivo da operação nem se houve outros feridos durante a atuação dos agentes.
Um ônibus da viação Jabour foi incendiado na Avenida Cesário de Melo, na altura da estação Santa Eugênia, em Paciência. Motorista e passageiros foram obrigados a descer do veículo, que foi completamente destruído pelas chamas. Uma equipe da Polícia Militar esteve no local e ajudou na desobstrução da via.
O porta-voz do Rio Ônibus, Paulo Valente, repudiou a ação. “O transporte público por ônibus continua refém da falta de segurança pública na cidade. Esse é mais um episódio de violência urbana em que passageiros e motorista foram obrigados a descer de um ônibus da empresa Jabour, que foi criminosamente incendiado por volta de 23h. Gera um prejuízo material muito grande e um dano direto para a população, que perde com a retirada de mais esse ônibus de circulação”, disse o representante do sindicato que reúne as empresas de ônibus do Rio.