Com a chegada da estação mais quente do ano, é necessário cuidar da saúde e redobrar a atenção para evitar a insolação. A superexposição ao sol durante o verão pode gerar vermelhidão na pele, dores de cabeça e, nos casos mais graves, dificuldade para respirar, tontura e vômito.
Segundo a Climatempo, existe a previsão de calor acima do normal para toda a Região Sudeste no verão de 2023. Algumas dicas simples podem amenizar o clima mais abafado. Além do filtro solar, é importante usar chapéu e roupas mais leves nas atividades ao ar livre.
O médico Aloísio Barbosa Filho lembra que, nas cidades com praia, é mais comum as pessoas ficarem expostas ao sol por mais tempo. Esse grupo deve ficar ainda mais atento.
Além de beber bastante líquido, também é necessário cuidar da alimentação. Consumir frutas é uma dica valiosa e que ajuda a manter a hidratação em dia, como explica a nutricionista Aline Aguiar.
Também é importante lembrar que o uso do protetor solar não deve estar limitado a dias na praia ou piscina. Com a alta exposição ao sol que muitas vezes sofremos diariamente, esse produto deve fazer parte da rotina diária das pessoas durante a estação. Cuide-se e aproveite o verão.