Com grande parte do país em alerta de perigo diante das altas temperaturas, especialistas falam sobre os cuidados que as pessoas devem ter nesse período. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o estado de perigo indica onda de calor, com temperatura 5 graus acima da média, por um período de 3 até 5 dias.
De acordo com o INMET, oito estados brasileiros estão em alerta vermelho, que representa grande perigo com temperaturas que podem superar os 40 graus, além da baixa umidade: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goias, Tocantins.
A médica da Secretaria de Estado de Saúde do Rio, Flávia Barbosa, alerta para os cuidados principalmente entre crianças e idosos.
Entre as recomendações estão a ingestão de líquido e uso de filtro solar. Crianças e idosos devem evitar a exposição prolongada ao sol, das 10h às 16h, quando a radiação é mais intensa.
Em meio ao calor, a gestora de RH Denise Ferreira vai fugir até da praia, para evitar as altas temperaturas.
As ondas de calor são provocadas quando um sistema de alta pressão atmosférica se instala em uma determinada região e impede a circulação de uma massa de ar quente.
No meio urbano, as temperaturas são ainda maiores. O inverno desse ano foi mais quente, afetado pelo fênomeno El Niño, quando há aquecimento anormal do oceano.