Férias, calor e cerveja. Parece a combinação perfeita, mas não é bem assim. Ingerir a bebida gelada em um dia de altas temperaturas pode passar a impressão de saciação da sede, mas especialistas alertam que a cerveja, na verdade, pode facilitar a desidratação.
Isso acontece, porque o álcool não é capaz de hidratar, já que intensifica a produção de urina e a perda de líquidos do corpo. Ao ser associado ao aumento da transpiração, provocado pelo calor, crescem as chances de desidratação, como explica o médico-cirurgião da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ullyanov Toscano.
"Chopp e Cerveja dão a falsa impresão de hidratação, por dois motivos: são gelados e são líquidos. Então, se no calor você bebe um líquido gelado, você tem essa impressão de hidratação. Mas na verdade essa impressão vem de um resfriamento momentâneo da temperatura, devido as bebidas geladas. Mas de forma alguma chopp e cerveja são capazes de hidratar"
Uma das bebidas preferidas dos brasileiros, a cerveja pode se encaixar em vários momentos. Na praia, em festas ou apenas em um encontro entre amigos. A jornalista Jacqueline Polo é admiradora da bebida e conta que mescla cerveja e água para manter a hidratação:
"Eu faço isso no meu dia a dia: intercalo uma boa cerveja, de boa procedência, com uma água fresquinha, para ajudar o corpo a se encontrar com essa hidratação, principalmente no verão. Cervejinha e calor é bom demais!"
O verão tem registrado recordes de temperaturas em várias cidades do país. No Rio de Janeiro, por exemplo, a estação de Guaratiba, na Zona Oeste, registrou 41,8 graus no dia 17 de janeiro. Na cidade, a sensação térmica já se aproximou dos 60 graus. Tudo isso influencia, também, na quantidade de bebida ingerida. O médico Ullyanov Toscano dá dicas para o consumo de bebida alcoólica no verão:
"Uma dica que dou é: é importante você fazer uma relação entre 350ml de chopp ou cerveja, uma lata ou um copo, com 100ml de água, o que diminui muito as chances de se desidratar"
Mas o especialista alerta: o álcool em excesso pode causar outros problemas. Por isso, mesmo com a hidratação, é importante beber com moderação.