Especialistas dizem que nova regra do STJ sobre porte de armas enfraquece combate ao crime

Eles acreditam que a decisão do STJ acarreta na diminuição da pena dos criminosos

Por Fernanda Caldas

Especialistas dizem que nova regra do STJ sobre porte de armas enfraquece combate ao crime
Supremo Tribunal de Justiça
Reprodução/Agência Brasil

Especialistas afirmam que a decisão do Superior Tribunal de Justiça que estabeleceu novas regras na tipificação do porte de arma de fogo usada para o tráfico de drogas enfraquece o combate ao crime organizado. 

A determinação da Terceira Seção do STJ é de dezembro do ano passado. De acordo com a medida, os acusados só vão poder ser condenados por porte de arma de fogo e tráfico de drogas se ficar provado que o armamento era utilizado em outro contexto.

Em entrevista a um podcast, o governador Cláudio Castro, criticou a decisão. 

Para especialistas, a decisão do STJ acarreta na diminuição da pena dos criminosos, uma vez que ao invés das penas dos dois crimes serem somadas, o porte de arma de fogo será só um agravante do crime de tráfico de drogas. 

O advogado criminalista Mozar Carvalho afirma que a determinação pode colaborar com o aumento de ações por parte de criminosos. 

Já o advogado criminalista e professor de Direito Penal e Processo Penal, Leonardo Pantaleão, alega que a medida usa como base o que já é feito na tipificação de outros delitos. 

Segundo o ministro Reynaldo Soares da Fonseca, o entendimento do STJ sobre a possibilidade de absorção parte da premissa de que a posse ou o porte de arma de fogo, nesses casos, é apenas um meio instrumental para viabilizar ou facilitar a prática do crime de tráfico de drogas.  Dessa forma, a conduta referente à arma de fogo é absorvida pela prática do outro delito, evitando, segundo o STJ, a duplicidade de punição.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais