Especialistas orientam acionar IBAMA em caso de aparecimento de pinguins no Rio

A aparição do animal nesta época do ano é comum, já que muitos animais aquáticos migram para regiões mais próximas ao Equador para fugir dos altos níveis de resfriamento da água no Hemisfério Sul

Giovana Kebian*

Especialistas orientam acionar IBAMA em caso de aparecimento de pinguins no Rio Reprodução/Redes Sociais
Especialistas orientam acionar IBAMA em caso de aparecimento de pinguins no Rio
Reprodução/Redes Sociais

Especialistas orientam o acionamento do IBAMA em caso de aparecimento de pinguins em praias do Rio, com a chegada do inverno. A aparição do animal nesta época do ano é comum, já que muitos animais aquáticos migram para regiões mais próximas ao Equador para fugir dos altos níveis de resfriamento da água no Hemisfério Sul.  

Na terça-feira, um pinguim foi visto nadando na Praia de Charitas, em Niterói, na Região Metropolitana. O flagrante foi feito pelo canoista Rodrigo Rodrigues. Como o pinguim estava nadando na Enseada de São Francisco, o canoista apenas "seguiu o barco" e o deixou em seu habitat natural.

De acordo com o biólogo marinho Abílio Soares, a aparição de pinguins e outros mamíferos aquáticos é comum nesta época do ano.  

A bióloga Suellem Santiago, do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, alerta que banhistas não podem mexer no pinguim ou tentar colocá-lo em geladeiras. A prática é incorreta e pode provocar a morte dos animais.

No caso de encontrar um pinguim, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos também pode ser acionado para realizar o resgate, pelo telefone 0800 999 5151.

*Estagiária sob supervisão de Luanna Bernardes

Mais notícias

Carregar mais