Com a previsão de fortes chuvas no Estado do Rio para os próximos dias, especialistas fazem recomendações para que a população possa se prevenir de possíveis acidentes e descargas elétricas.
A recomendação principal é que as pessoas se abriguem, e reduzam as atividades e os descolamentos pela cidade, mas em caso de necessidade, é importante estar atento e verificar as condições do destino em aplicativos como o do Centro de Operações da Prefeitura do Rio, que possuem câmeras espalhadas de monitoramento.
O especialista em gestão de risco, Gerardo Portela, também dá dicas para pessoas que já estão abrigadas. Segundo ele, em caso de chuvas acompanhadas de raios, é importante mudar hábitos até mesmo dentro de casa.
"Caso você tenha condições de evitar o uso de equipamentos eletrônicos e elétricos, faça isso. Também é bom você evitar um contato prolongado com água, em piscina ou mesmo banho, porque é possível que uma descarga elétrica, um raio, possa atingir a rede de distribuição de água"
Além disso, o especialista também aconselha que, quem estiver fora de casa, evite tocar em estruturas metálicas ou em poças de água, que podem conduzir eletricidade e causar acidentes.
Os protocolos de alerta estarão em vigor, até domingo (24), já que a previsão é de 200mm de chuva, o que equivale a 200 litros de água por metro quadrado. A média para o mês de março é de 124mm.