
Estações do BRT vão precisar passar por adaptações para receber os novos articulados comprados pela Prefeitura do Rio. Até aquelas que já foram reformadas nos últimos dois anos vão sofrer modificações. O número de espaços que vão precisar das intervenções não foi confirmado, mas grande parte das estruturas deve ter que passar por alguma alteração. O município ainda não tem um valor estimado para as novas reformas. Mas as compras dos ônibus devem somar quase R$ 1,5 bilhão.
Dos 561 novos ônibus que vão compor a frota do BRT até o ano que vem, uma parte tem 23 metros. Até agora, a prefeitura já comprou 100 articulados desse modelo, 20 de 18 metros e 100 de 22 metros. Segundo o prefeito Eduardo Paes, o município teve dificuldade em encontrar fornecedores dos modelos menores.
Segundo a secretária municipal de transportes, Maína Celidonio, todas as adaptações vão ser realizadas antes do início da circulação dos novos ônibus em cada corredor. Em dezembro, a frota nova já deve entrar em operação no corredor Transolímpico. Maína Celidonio afirma que o tempo de espera em algumas estações pode ser apenas um minuto.
Nesta terça-feira (27), o prefeito Eduardo Paes afirmou que a mudança da frota vai resolver os problemas do sistema. Mas para a engenheira de transportes da UFRJ Eva Vider, os passageiros teriam uma mobilidade melhor com a implantação de bondes elétricos.
Os usuários do sistema criticam, principalmente, a lotação e a situação precária de grande parte dos ônibus.
Os novos ônibus não andam com as portas abertas e têm uma cabine de proteção para os motoristas. Eles são mais acessíveis, com duas rampas para pessoas com deficiência. A Prefeitura realiza ainda obras de recapeamento no corredor Transoeste, que só deve receber os novos ônibus no segundo semestre do ano que vem. A Prefeitura também faz obras na Transbrasil, sem data para ter a calha inaugurada.