O estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, terá capacidade para receber até 16 mil pessoas a partir de 2024. O local será ampliado após Prefeitura doar para a Portuguesa da Ilha as arquibancadas da Arena do Futuro, palco do handebol nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio em 2016. Atualmente o Luso-Brasileiro comporta 6 mil torcedores.
A doação foi anunciada pelo prefeito Eduardo Paes nesta sexta-feira (8). Segundo Paes, a iniciativa é mais uma etapa do Legado Olímpico e vai permitir que o Luso-Brasileiro passe a ser uma opção para os grandes times do Rio de Janeiro jogarem.
O presidente da Portuguesa lembrou que em 2024 será o ano centenário do clube e disse que esse é um presente antecipado. Marcelo Barros ressaltou ainda que a Lusa atende mais de 1000 crianças com diversas atividades gratuitas.
O restante do material da Arena do Futuro está sendo usado na construção de três escolas e na reforma de outra, todas na Zona Oeste do Rio. Além desse equipamento, também está sendo desmontada a estrutura do Centro de Imprensa dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, que está sendo usada no Terminal Rodoviário Gentileza, na Zona Portuária, próximo à Rodoviária do Rio.