Estado do Rio registra menores números de letalidade violenta e de homicídio

Os índices são os mais baixos nos últimos 31 anos

Por Daniel HenriqueJoão Boueri

Dados são referentes ao período entre janeiro e outubro Fernando Frazão/Agência Brasil
Dados são referentes ao período entre janeiro e outubro
Fernando Frazão/Agência Brasil

O número de furtos de celulares aumentou cerca de 137% no estado do Rio de Janeiro de janeiro a outubro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021. O mesmo tipo de crime contra pedestres e dentro de coletivos cresceu mais de 60%. O número total de furtos registrou aumento de quase 50% no período. Os dados são do Instituto de Segurança Pública.

Outro crime que preocupa é o aumento dos casos de sequestro relâmpago no estado. O crescimento é de 70% nos dez primeiros meses do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Mais de 104 mil casos de estelionato foram registrados em delegacias até outubro deste ano. O crescimento é de quase 100%. O crime de extorsão também aumentou 33%.

Por outro lado, o estado do Rio registra os menores números de letalidade violenta e de homicídio doloso no período entre janeiro e outubro nos últimos 31 anos.

Segundo o levantamento, houve redução de 9% nas mortes por intervenção de agentes do estado, em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda nesse tipo de confronto, houve queda de 12% nos roubos de carga, de 8% nos roubos de rua e de 3% nos roubos de veículos.

O número de fuzis apreendidos aumentou em 27%. De janeiro até outubro, 390 armamentos deste tipo foram retirados das ruas.

Mais notícias

Carregar mais