Estado promete instalação de sirenes, mas não divulga data para implementação

Após oito meses da tragédia que deixou 240 mortos, Petrópolis vai receber mais 30 equipamentos

Por Gabriela Souza

Governo do RJ anuncia instalação de aproximadamente 70 sirenes Tânia Rêgo/Agência Brasil
Governo do RJ anuncia instalação de aproximadamente 70 sirenes
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Especialistas questionam o programa de reforço de sirenes do Estado, como única medida de prevenção as tragédias naturais. Nesta quarta-feira (12), o Governo do Rio anunciou a instalação de aproximadamente 70 sirenes em alguns municípios. A medida faz parte do Plano de Contingência para Chuvas Intensas.

Para o especialista em gerenciamento de risco, Geraldo Portela, os equipamentos são muito importantes, mas há a necessidade de outras medidas em conjunto.

O engenheiro em Recursos Hídricos e do Meio Ambiente Marcio Cataldi defende investimentos nos locais vulnerais. 

O anuncio das novas sirenes acontece oito meses depois da tragédia que deixou 240 mortos em Petrópolis. A cidade, que já conta com 20 sirenes, vai receber outras 30 em breve, mas a data ainda não foi divulgada. Ainda de acordo com o Governo do Estado, a cidade vai receber o investimento de cerca de R$ 40 milhões para a construção da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II.

A previsão e que em até 2023, sejam ampliadas as sirenes em municípios, como Angra dos Reis e Paraty, na Costa Verde, além de Rio Claro, no Sul Fluminense e Nova Friburgo, na Região Serrana. A manutenção das sirenes custa cerca de R$ 11 milhões, por ano.

Mais notícias

Carregar mais