Estado terá que indenizar mãe de homem morto em operação da polícia no Jacarezinho em 2021

A ação é considerada a mais letal da história do Rio

Por Daniel Henrique

Estado terá que indenizar mãe de homem morto em operação da polícia no Jacarezinho em 2021
A família alega que os disparos vieram da direção dos policiais, mas a perícia foi inconclusiva
Agência Brasil

O Estado do Rio é condenado a pagar uma indenização de R$ 80 mil por danos morais para a mãe de Márcio da Silva Bezerra, um dos 28 mortos durante uma operação policial no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, em 2021. A ação é considerada a mais letal da história do Rio.

A família alega que os disparos vieram da direção dos policiais, mas a perícia foi inconclusiva.

De acordo com a decisão da juíza Neusa Leite, do Tribunal de Justiça do Rio, o fato de não se saber se o projétil saiu da arma dos policiais ou dos criminosos não exclui a responsabilidade do Estado pela morte. Ela ainda cita o entendimento do Supremo Tribunal Federal de que o Estado é responsável por morte ou ferimento em operações de segurança pública em caso de perícia inconclusiva sobre a origem do disparo.

Edluze da Silva Bezerra alega que no dia da operação, o filho saiu de casa de manhã para comprar frutas no mercado e ir trabalhar como feirante, mas que foi alvejado no percurso até a saída da favela.

Já o Governo afirma que foi encontrada uma bombinha de asma e uma substância semelhante a maconha embalada em um plástico no bolso de Márcio, ressaltando que ele já possuía várias anotações criminais.

O pedido de indenização pela suposta violação ao direito dos familiares à adequada investigação da morte de Márcio e o suposto tratamento dado ao corpo dele não foi concedido.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais