Uma pessoa negra morre a cada 9 horas no estado do Rio em operações policiais. A informação é do relatório Pele-Alvo: A Cor da Violência Policial.
A pesquisa foi realizada pela Rede de Observatório da Segurança e leva em consideração dados do ano passado. Em 2021, mais de 87% dos mortos no Rio pela Polícia eram negros. Ao todo, 1.060 pessoas negras foram mortas. No mesmo período, 164 brancos morreram em operações.
A cientista social e coordenadora da Rede de Observatórios da Segurança, Silvia Ramos, comenta como a desproporção da distribuição racial está ligada às mortes.
O jovem João Pedro, de 14 anos, que morreu durante ação da Polícia Civil em 2020 no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana, está entre vítimas negras assassinadas durante operações. Três policiais são réus no caso.
A tia da vítima, Denise Matos, conta que outras crianças que estavam com o menino na hora precisaram de ajuda psicológica.
Os números da violência contra negros são semelhantes em outros estados. Na Bahia, mais de 97% dos óbitos em operações são de negros. As altas taxas se repetem em outros estados do Nordeste como Pernambuco, Ceará e Piauí.