O maior evento de tecnologia do mundo, o Web Summit, deve movimentar quase R$67 milhões de reais em quatro dias.
Esse é o impacto direto previsto do evento na economia do Rio de Janeiro, segundo um relatório apresentado pela Prefeitura no Palácio da Cidade na manhã desta quinta-feira (16).
O evento acontece no RioCentro, na Barra da Tijuca, entre os dias primeiro e quatro de maio. Data que não foi escolhida ao acaso, como explica Chicão Bulhões, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação.
Atraindo visitantes que unem negócios e passeios, a expectativa é de que 45 mil pessoas participem do evento, fortalecendo assim o setor de turismo. Cerca de 20% do público deve ser de estrangeiros, outros 20% de turistas brasileiros e 40% de cariocas.
Essa é a primeira vez que o maior evento de tecnologia do mundo acontece fora do continente europeu, mas não será a única. Outras cinco edições já estão confirmadas aqui no Rio de Janeiro.
Eventos que, juntos, até 2028, devem movimentar mais de um bilhão de reais na economia do Rio. Para Antônio Queiroz, presidente da Fecomércio, uma das apoiadoras do evento, o Web Summit é mais uma iniciativa que mostra a importância de trazer os grandes eventos de volta pra cidade.
Nascido na Irlanda em 2009, o evento reúne pessoas e empresas que estão revolucionando a indústria global de tecnologia para apresentar e discutir as principais tendências e ideias do setor, além de promover networking.