Eventos em diferentes pontos do Rio celebram o Dia Nacional da Consciência Negra

O feriado foi institucionalizado oficialmente em 2011, e representa a luta contra o racismo e o orgulho negro

Por João Gabriel Peres (sob supervisão)

Feriado é comemorado neste domingo (20) Fernando Frazão/Agência Brasil
Feriado é comemorado neste domingo (20)
Fernando Frazão/Agência Brasil

Eventos em diferentes pontos do Rio de Janeiro vão celebrar e reforçar a importância do Dia Nacional da Consciência Negra, neste domingo (20).

O feriado foi institucionalizado oficialmente em 2011, e representa a luta contra o racismo e o orgulho negro.

Em Oswaldo Cruz, na Zona Norte, a data vai ser marcada pela apresentação de Jorge Aragão no festival Madureira Zona de Música, às 20h, na quadra da Portela. Os ingressos estão disponíveis por preços populares no site Sympla.

Já o Museu de Arte do Rio, no Centro, vai contar com três mostras que recontam a história da população negra no Brasil, como explica o curador Marcelo Campos.

Na Zona Oeste, o Museu do Pontal vai oferecer atividades inspiradas na cultura afro-brasileira para crianças e para famílias, tanto no sábado quanto no domingo, a partir das 10h. 

Também acontece ao longo do fim de semana a 2° Edição do Festival Consciência Negra, no Teatro Prudential, na Glória, Zona Sul do Rio. A programação conta com palestras, exposições, comidas típicas africanas, exibição de filmes, shows, e peças de teatro.

O ator e idealizador do espetáculo infantil "O Pequeno Herói Preto", que acontece no domingo, Junior Dantas diz que o evento será um momento de reflexão.

Ainda na Zona Sul, a Prefeitura do Rio promove sessões de cinema com filmes sobre temática negra no Estação NET Botafogo, com preço especial de R$12 até o dia 25 de novembro.

Mais notícias

Carregar mais