Falta de insumos cancela cirurgias em hospitais federais, dizem funcionários

Relatos incluem problemas no estoque de produtos básicos para prestação dos serviços, como álcool, gaze e compressas cirúrgicas

Por João Videira (sob supervisão)

Falta de insumos cancela cirurgias em hospitais federais, dizem funcionários
Hospital Federal de Bonsucesso
Reprodução

A falta de insumos em três hospitais federais do Rio de Janeiro já causa a interrupção de cirurgias. A carência de materiais básicos ocorre no Hospital Federal de Bonsucesso e do Andaraí, na Zona Norte, e dos Servidores, na Zona Portuária.  

A denúncia é de funcionários das unidades de saúde. Os relatos incluem problemas no estoque de produtos básicos para prestação dos serviços, como álcool, gaze e compressas cirúrgicas, grau cirúrgico, fitas para autoclaves e detergente enzimático.

De acordo com um funcionário do Hospital Federal de Bonsucesso, os testes biológicos em autoclaves - que monitoram a condição da esterilização dos materiais - atualmente são realizados apenas duas vezes por dia.

Um enfermeiro relata à BandNews FM que chegou a faltar até lençóis em um dos hospitais.

Chegou a faltar até lençol para os pacientes. O hospital chegou até a parar. Não houve cirurgia porque não teve como esterilizar os materiais

Os funcionários alegam que, sem condições para prestação dos serviços, os problemas costumam aumentar.

Um relatório da Controladoria Geral da União (CGU) que mapeou as reclamações nos canais de ouvidoria do Hospital Federal do Andaraí em 2023 mostrou que as questões de assistência médica hospitalar e ambulatorial foram os assuntos com o maior número de manifestações endereçadas ao hospital.  

Entre os centros hospitalares que pertencem à União citados na reportagem, o Hospital Federal do Andaraí também é líder nas reclamações registradas nos canais de ouvidoria radiografados pela CGU.  

Em nota, as direções das três instituições negaram a falta de insumos. 

Confira o que diz cada um dos hospitais

A direção do Hospital Federal do Andaraí (HFA) nega que faltem insumos na unidade e informa que os aparelhos de ar-condicionado passam por manutenção frequente e preventiva.

A direção do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) informa que todos os itens listados estão disponíveis no Almoxarifado ou Farmácia da unidade e qualquer falta pontual é substituída, sem prejuízo à assistência ao paciente. Também há roupa hospitalar em estoque. Vale ressaltar que a gestão tem o compromisso de melhorar a qualidade da assistência prestada à população e trabalha sem medir esforços para manter o abastecimento do hospital, seguindo todos os processos legais para aquisição. Cabe informar ainda que o HFB possui contrato com empresa de manutenção de ar-condicionado. Qualquer reclamação, pacientes ou funcionários devem procurar a Ouvidoria da unidade para que as medidas cabíveis possam ser adotadas.

A direção do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) informa que as cirurgias estão sendo realizadas normalmente e não houve cancelamento. Também não há problema de refrigeração na unidade. Quanto ao fluxo de medicamentos, é dinâmico e contínuo, podendo ocorrer baixas pontuais de estoque, sem prejuízo ao atendimento.

Mais notícias

Carregar mais