Falta de logística e infraestrutura são desafios da rede municipal de ensino

É o que revela a oitava pesquisa realizada pela Undime, com apoio da UNICEF e do Itaú Social

Gabriela Souza

Estudo analisa as principais dificuldades do ensino municipal Tânia Rêgo/Agência Brasil
Estudo analisa as principais dificuldades do ensino municipal
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Depois de dois anos de pandemia, a falta de condições logísticas e de infraestrutura estão entre os principais desafios para recuperação da aprendizagem nas redes municipais de ensino.

É o que revela a oitava pesquisa realizada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Itaú Social.

Entre os problemas citados estão as dificuldades de transporte escolar dos estudantes e de alimentação adequada para a realização de atividades presenciais no contraturno, além da falta de conectividade para realizar atividades remotas. Ainda segundo o estudo outros desafios de planejamento incluem a participação das famílias e a motivação de estudantes e professores.

Para a oficial de educação do UNICEF no Brasil, Julia Ribeiro, além do planejamento das secretarias é fundamental que haja um esforço e acompanhamento coletivo.

A nutricionista Aline Monteiro, por exemplo, passou a ajudar a filha com as tarefas escolares em casa.

Para apoiar as escolas na oferta de ensino, as redes têm utilizado diferentes estratégias, mensais ou bimestrais, de acordo com o estudo. Entre elas está a busca ativa para enfrentar a evasão escolar, hoje realizada por 87% das redes que responderam a pesquisa.

Além disso, 79% dizem estar implementando atividades para estudantes que apresentam mais dificuldades de aprendizagem e 76% afirmam fazer acompanhamento individual de professores.

A maioria das redes também afirma estar ofertando educação totalmente presencial nas diferentes etapas de ensino, com adesão total ou quase total dos estudantes.

Uma exceção é a educação de jovens e adultos. Quase 15% das redes afirmam ter apenas metade ou menos da metade dos alunos frequentando as aulas presenciais.

O estudo também mostra que a prevenção da covid-19 continua fazendo parte da rotina de escolas.

O levantamento ouviu entre 19 de julho e 9 de agosto deste ano, 3.245 Secretarias Municipais de Educação com o objetivo de coletar sistematicamente dados sobre como têm sido o planejamento e a oferta de educação para este ano. A pesquisa contempla respostas de 62% do total de municípios brasileiros, o que representa mais de 14,2 milhões de matrículas.

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