Falta de luz na Ilha do Governador afeta Aeroporto Internacional Tom Jobim

O terminal opera à base de geradores, mas eles não atendem ao sistema de climatização do aeroporto

Por Daniel Henrique

Falta de luz na Ilha do Governador afeta Aeroporto Internacional Tom Jobim
Aeroporto Galeão
Divulgação

A instabilidade no fornecimento de energia na Ilha do Governador, na Zona Norte, causa prejuízos a moradores e comerciantes e prejudica a refrigeração do Aeroporto Internacional Tom Jobim, principal porta de entrada do Rio de Janeiro, onde funcionários já usam ventiladores, por causa do calor.  

O terminal opera à base de geradores, mas eles não atendem ao sistema de climatização do aeroporto, causando um calor forte nas áreas de embarque.

A RIOGaleão, concessionária que administra o aeroporto, diz que o fornecimento de energia para o sistema de ar-condicionado foi restabelecido na madrugada desta segunda-feira. No entanto, os aparelhos seguiam desligados durante a manhã, causando desconforto e reclamações de passageiros.

Eu to preparado pra chegar em Gramado, aqui tá um calor, não tem um ar ligado, não deram uma água pra gente até o momento. É o nosso sonho, é uma viagem de lua de mel, casei antes de ontem. Minha noiva tá aqui, primeiro voo dela e ela já está transtornada com a situação, chateada.
Logo depois que a gente fez o despacho da bagagem eu comentei com o meu namorado que o ar-condicionado estava desligado. E eu conversei com ele que assim que ele passar ali pela polícia internacional, pra procurar um bebedouro, ver se tem água.

A situação parecia se normalizar na Ilha do Governador, já que a companhia Light reafirmou que todo o abastecimento da região havia sido completamente retomado durante o fim de semana. No entanto, moradores passaram a relatar a falta do serviço pelo quinto dia consecutivo, principalmente na região do Jardim Guanabara.

 Com os constantes picos de luz, o ouvinte Claudio Fagundes teve a máquina de lavar danificada.

Nesse vai e vem de luz, minha máquina de lavar queimou a placa, porque ela tava sendo ligada direto na tomada, eu nunca desliguei. E aí acabei de ter essa surpresa agora. Eu tenho uma máquina de lavar já usada, já não vou ter a nota fiscal dela, e vou arcar com um prejuízo sozinho de comprar uma outra máquina, porque essa foi queimada por esse vai e vem da Light, da luz, que a gente não tem segurança.

A Light diz que os clientes que tiveram equipamentos elétricos queimados pelas quedas de luz, podem pedir o ressarcimento através do site agenciavirtual.light.com.br. De acordo com a companhia, o pedido deve ser feito pelo titular da conta, que também deve apresentar a nota fiscal do aparelho danificado.

A população da Ilha do Governador vem sofrendo com constantes quedas de energia desde o início do ano, por causa de obras de construção de três novas linhas de distribuição de energia para atender à área que começaram a ser feitas pela Light. 

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