A instabilidade no fornecimento de energia na Ilha do Governador, na Zona Norte, causa prejuízos a moradores e comerciantes e prejudica a refrigeração do Aeroporto Internacional Tom Jobim, principal porta de entrada do Rio de Janeiro, onde funcionários já usam ventiladores, por causa do calor.
O terminal opera à base de geradores, mas eles não atendem ao sistema de climatização do aeroporto, causando um calor forte nas áreas de embarque.
A RIOGaleão, concessionária que administra o aeroporto, diz que o fornecimento de energia para o sistema de ar-condicionado foi restabelecido na madrugada desta segunda-feira. No entanto, os aparelhos seguiam desligados durante a manhã, causando desconforto e reclamações de passageiros.
Eu to preparado pra chegar em Gramado, aqui tá um calor, não tem um ar ligado, não deram uma água pra gente até o momento. É o nosso sonho, é uma viagem de lua de mel, casei antes de ontem. Minha noiva tá aqui, primeiro voo dela e ela já está transtornada com a situação, chateada.
Logo depois que a gente fez o despacho da bagagem eu comentei com o meu namorado que o ar-condicionado estava desligado. E eu conversei com ele que assim que ele passar ali pela polícia internacional, pra procurar um bebedouro, ver se tem água.
A situação parecia se normalizar na Ilha do Governador, já que a companhia Light reafirmou que todo o abastecimento da região havia sido completamente retomado durante o fim de semana. No entanto, moradores passaram a relatar a falta do serviço pelo quinto dia consecutivo, principalmente na região do Jardim Guanabara.
Com os constantes picos de luz, o ouvinte Claudio Fagundes teve a máquina de lavar danificada.
Nesse vai e vem de luz, minha máquina de lavar queimou a placa, porque ela tava sendo ligada direto na tomada, eu nunca desliguei. E aí acabei de ter essa surpresa agora. Eu tenho uma máquina de lavar já usada, já não vou ter a nota fiscal dela, e vou arcar com um prejuízo sozinho de comprar uma outra máquina, porque essa foi queimada por esse vai e vem da Light, da luz, que a gente não tem segurança.
A Light diz que os clientes que tiveram equipamentos elétricos queimados pelas quedas de luz, podem pedir o ressarcimento através do site agenciavirtual.light.com.br. De acordo com a companhia, o pedido deve ser feito pelo titular da conta, que também deve apresentar a nota fiscal do aparelho danificado.
A população da Ilha do Governador vem sofrendo com constantes quedas de energia desde o início do ano, por causa de obras de construção de três novas linhas de distribuição de energia para atender à área que começaram a ser feitas pela Light.