Notícias

Falta de macas e leitos faz pacientes esperarem até 22h dentro de ambulâncias

Segundo levantamento da Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Rio, veículos do SAMU chegam até as unidades, mas não conseguem deixar o paciente

Leonardo Macachero

Em 76% dos casos, veículos demoram mais de 1h para sair das unidades de saúde
Em 76% dos casos, veículos demoram mais de 1h para sair das unidades de saúde
Divulgação/Governo do Estado

Pacientes esperam até 22 horas dentro de ambulâncias do SAMU para serem recebidos nos hospitais por causa da falta de macas e de leitos. A informação é da Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Rio. Segundo o levantamento, os veículos com as pessoas que precisam de atendimento chegam até as unidades, mas não conseguem deixar o paciente.

No período de 5 até 25 de julho, 343 ambulâncias ficaram retidas nos hospitais por causa desses problemas. Em 76% dos casos, os veículos demoraram mais de uma hora para sair das unidades de saúde.

Segundo a diretora do Sindicato de Enfermeiros do Rio de Janeiro, Libia Bellusci, essa situação causa desgaste dos funcionários de saúde.

O relatório indica que no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, uma ambulância aguardou 22 horas e 20 minutos para deixar um paciente. O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Paulo Pinheiro, classifica a demora como inadmissível.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde disse que tem sido sobrecarregada pela desestruturação das unidades federais, que nos últimos anos reduziram a capacidade de leitos.

O Ministério da Saúde no Rio foi procurado, mas ainda não respondeu.