Centenas de famílias aproveitaram o bloco infantil 'Largo do Machadinho, mas não Largo do Suquinho', no Catete, Zona Sul do Rio, na manhã desta segunda-feira (12).
Apadrinhado pelo escritor Ziraldo, criador do Menino Maluquinho, e pela cantora Bia Bedran, o evento criado em 2011 é a versão mirim do bloco 'Largo do Machado, mas não Largo do Copo'.
A animação das crianças de idades variadas também contagiou os pais e responsáveis. Embalados pelas marchinas de Carnaval tocadas por uma banda ao vivo, ninguém ficou parado. Power Rangers, Moana, Patrulha Canina, Sonic, Super Mario, Homem Aranha, Mulher Maravilha e Superman foram algumas das fantasias mais encontradas no bloquinho.
Para os pais, o clima familiar no Largo do Machado ajudam no sucesso do evento.
A diretora do 'Largo do Machadinho, mas não Largo do Suquinho', Carla Vendenlenger, diz que o objetivo do bloco, quando foi criado, era reviver a cultura dos bailes de carnaval em clubes.
Eu venho da época de clube, de baile infantil. Então, você não tem mais isso. E na época que nós pensamos, a minha neta veio ver o blocão, ela tinha uns cinco anos, e ela não gostou, porque tocava marchinha. E hoje não se trabalha mais com criança essas músicas. Então a criança não conhece, não está acostumada. Mas aí nós pegamos as cantigas, "Cai cai balão", "Atirei o pau no gato", e colocamos em ritmo de marchinha. Então a criança não conhece a letra mas conhece o ritmo de um, conhece a letra de outro, mas não conhece o ritmo. Então ficou perfeito, diz ela
Ao todo, 16 blocos infantis desfilam na cidade do Rio desde o dia 20 de janeiro. Nesta terça-feira (13), as crianças vão poder curtir o Grêmio Recreativo Cultural e Carnavalesco Dragões da Riachuelo, no Centro.