Fãs vão poder conhecer mais um dos legados do cantor e compositor João Donato

Segundo o filho do artista, Donatinho, como é chamado, diz que entre eles está um álbum da dupla

Por Gabriela Souza

Fãs vão poder conhecer mais um dos legados do cantor e compositor João Donato
Fãs vão poder conhecer mais um dos legados do cantor e compositor João Donato
Divulgação

Nos próximos meses, os fãs vão poder conhecer mais um dos legados do cantor e compositor João Donato. Segundo o filho do artista, que morreu nesta segunda-feira (17), aos 88 anos, o pai criava muitos projetos.

O também músico Donatinho, como é chamado, diz que entre eles está um álbum da dupla, que já tem previsão de lançamento.

Fãs, parentes e amigos se despediram de João Donato, considerado pioneiro na bossa nova, nesta terça (18) no Theatro Municipal do Rio. O artista estava internado com pneumonia em um hospital particular na Zona Sul do Rio e morreu em decorrência de uma série de problemas de saúde.

Ao som da Orquestra Sinfônica do teatro, o velório teve diversas homenagens e símbolos que lembraram o artista, como a bandeira do estado onde João Donato nasceu, o Acre. Coroas de flores foram enviadas pelo cantor Zeca Pagodinho e por políticos, como o prefeito Eduardo Paes.

Conhecido por sua originalidade, o compositor chamou a atenção de diversas gerações. Durante a despedida nesta terça, o amigo, parceiro e músico Alex Moreira disse que além do trabalho de João Donato, a alegria dele também deve ser eterna.

Com mais de 70 anos de carreira, João Donato, que também era pianista e acordeonista, estava sempre à frente do seu tempo. Ele chegou a trabalhar como arranjador de discos de Gal Costa e Gilberto Gil e promoveu fusões de jazz e música latina.  

Donato atuou com artistas como Dorival Caymmi e Tom Jobim. As músicas "A rã", "Brisa do mar" e "Flor de maracujá" estão entre os maiores sucessos do artista.  

Durante a pandemia da Covid-19, João Donato participou do lançamento digital do disco "Jazz is Dead", em parceria com um grupo de músicos de Los Angeles. No ano passado, ele lançou o disco "Serotonina", com músicas inéditas e novos parceiros, como Céu, Anastácia, Ronaldo Evangelista e Rodrigo Amarante.

Mais notícias

Carregar mais