Fechado há 10 anos, Museu Carmen Miranda tem data para ser reaberto

A reabertura acontece após obras de revitalização do espaço e do acervo, composto por mais de 3 mil itens

Por Gustavo Sleman

Fechado há 10 anos, Museu Carmen Miranda tem data para ser reaberto
Fachada do Museu Carmen Miranda, na Zona Sul do Rio
Reprodução

Fechado há 10 anos, o Museu Carmen Miranda, na Zona Sul do Rio, vai ser reaberto ao público no dia 4 de agosto. O espaço e o acervo, composto por mais de 3 mil itens, passaram por obras de revitalização.

A data foi confirmada pela Fundação de Artes do Rio de Janeiro, após a BandNews FM ter tido acesso a documentos sobre o orçamento do evento de reinauguração. Além disso, nas últimas semanas, uma série de despachos foi publicada no Diário Oficial do Estado sobre o assunto.

Localizado no bairro do Flamengo, o museu é totalmente dedicado à primeira grande musa da música brasileira, Carmen Miranda. 

O local foi fechado para visitação em 2013 para se adequar às novas normas de segurança. Segundo o diretor do Museu, Cesar Balbil, nesse tempo, itens passaram por restauração e análise.

A cerimônia de reabertura vai contar com uma apresentação da cantora Juliana Maia, além da inauguração da exposição "Viva Carmen", com curadoria de Ruy Castro e Heloísa Seixas.

O Museu Carmen Miranda foi criado oficialmente em 1956, mas a inauguração só ocorreu 20 anos mais tarde, em 1976. O acervo é composto, sobretudo, por pertences da artista, doados pela família após a morte de Carmen, em 1955, principalmente pela irmã Aurora Miranda e pelo viúvo David Alfred Sebastian.

No ano passado, a Funarj já havia anunciado que o espaço seria reaberto.

Mais notícias

Carregar mais