Fechado há 10 anos, o Museu Carmen Miranda, na Zona Sul do Rio, vai ser reaberto ao público no dia 4 de agosto. O espaço e o acervo, composto por mais de 3 mil itens, passaram por obras de revitalização.
A data foi confirmada pela Fundação de Artes do Rio de Janeiro, após a BandNews FM ter tido acesso a documentos sobre o orçamento do evento de reinauguração. Além disso, nas últimas semanas, uma série de despachos foi publicada no Diário Oficial do Estado sobre o assunto.
Localizado no bairro do Flamengo, o museu é totalmente dedicado à primeira grande musa da música brasileira, Carmen Miranda.
O local foi fechado para visitação em 2013 para se adequar às novas normas de segurança. Segundo o diretor do Museu, Cesar Balbil, nesse tempo, itens passaram por restauração e análise.
A cerimônia de reabertura vai contar com uma apresentação da cantora Juliana Maia, além da inauguração da exposição "Viva Carmen", com curadoria de Ruy Castro e Heloísa Seixas.
O Museu Carmen Miranda foi criado oficialmente em 1956, mas a inauguração só ocorreu 20 anos mais tarde, em 1976. O acervo é composto, sobretudo, por pertences da artista, doados pela família após a morte de Carmen, em 1955, principalmente pela irmã Aurora Miranda e pelo viúvo David Alfred Sebastian.
No ano passado, a Funarj já havia anunciado que o espaço seria reaberto.