Notícias

Festa de São Jorge, em Quintino, deve reunir mais de um milhão de pessoas

Devoção a São Jorge cresceu tanto no Rio, a ponto de transformar o feriado municipal em estadual

Por Priscila Xavier

Dia de São Jorge é comemorado em 23 de abril
Dia de São Jorge é comemorado em 23 de abril
Tomaz Silva/Agência Brasil

Mais de um milhão de fiéis devem passar na Igreja de São Jorge, em Quintino, na Zona Norte do Rio, até esta terça-feira (23), para prestar homenagens ao santo guerreiro.

A devoção a São Jorge cresceu tanto no Rio, a ponto de transformar o feriado municipal em estadual. Os devotos começaram os festejos na última sexta-feira (19) e só terminam nesta terça (23), data dedicada ao santo.

Nesta segunda-feira (22), a BandNews FM esteve na igreja para acompanhar os preparativos para a festa. Quem for à paróquia vai poder alimentar não só a fé, mas também o corpo, já que uma equipe de 15 paroquianos preparou dois tradicionais pratos servidos durante as comemorações: a feijoada e o angu.

A paroquiana Ana Rosa afirma que, para conseguir dar conta de todo o trabalho, a equipe começou a se organizar meses antes da data.

Pároco da Igreja, padre Dirceu Rigo, afirma que a tradição da feijoada começou ainda no tempo da escravidão, quando os senhores de engenho só serviam os miúdos para os escravos.

Nesta terça-feira, as missas serão de hora em hora. O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, vai presidir a celebração das 10 horas da manhã.

Tópicos relacionados