Notícias

Festival da Diáspora 2024 vai até o domingo (25)

O evento reúne cerca de 250 participantes de cidades norte-americanas e também fluminenses

Por Bruna Navarro

Anielle Franco no Festival da Diáspora 2024
Anielle Franco no Festival da Diáspora 2024
Repórter Bruna Navarro

Vai até o domingo (25) o Festival da Diáspora 2024, que reúne cerca de 250 participantes de cidades norte-americanas e também fluminenses.

Prefeitos dos Estados Unidos e representantes de 20 municípios do estado do Rio discutem políticas públicas de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial nas Américas.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, esteve na abertura do evento nesta sexta-feira (23) e disse que o festival é uma oportunidade para mostrar que a política precisa ser construída a várias mãos.

O coordenador de Promoção da Igualdade Racial ligado à Casa Civil da Prefeitura do Rio, Iago Feitosa, abriu uma das mesas de debate falando sobre a importância do evento para a cidade. Ele relembrou o papel na história do Cais do Valongo, local na Região Portuária do Rio por onde chegavam escravizados.

Segundo a secretária de Meio Ambiente e Clima do Rio, Tainá de Paula, o evento acontece em um momento importante para a cidade.

As 20 cidades fluminenses são signatárias do Pacto de Combate ao Racismo e membros da Rede Global de Cidades Antirracistas, presidida pela Prefeitura do Rio. O festival tem entre suas missões promover a igualdade de gênero, o empoderamento feminino, o desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável e a reunião de pessoas de diversas origens culturais.

Tópicos relacionados