Os times de futebol do Rio de Janeiro são os que mais cederam jogadores para a atual Data FIFA. Ao todo, 17 atletas foram chamados para atuar nas eliminatórias da América do Sul e África. Um levantamento feito pela reportagem da Bandnews FM também aponta que a região Sudeste foi a que mais perdeu jogadores para a janela.
Flamengo e Botafogo foram as equipes cariocas que mais cederam atletas para as seleções, cada um com sete. O Fluminense aparece logo em seguida, com 2 e depois o Vasco, com 1.
O comentarista de futebol da Bandnews FM Rio, Alvaro Oliveira Filho, analisou como reflexo do futebol carioca nas convocações para esta Data FIFA.
Os clubes cariocas passam realmente por um momento especial, não é por acaso que você tem na classificação do Campeonato Brasileiro o Botafogo na liderança, o Flamengo na quarta colocação, o Vasco entre os 10 primeiros, Flamengo e Vasco nas semifinais da Copa do Brasil, Botafogo nas semifinais da Copa Libertadores, tudo isso reflete esse bom momento das equipes cariocas. O que justifica esse bom momento é o aumento da capacidade de investimento desses clubes, principalmente no que diz respeito a Flamengo e Botafogo.
Os times do Estado de São Paulo aparecem em segundo no levantamento, com nove jogadores. Cada clube cedeu três atletas para cinco seleções da América do Sul e uma da Europa.
O Grêmio e Internacional, de Porto Alegre, tiveram 2 jogadores de cada time convocados apenas para seleções da América do Sul. Os números são iguais no Nordeste; com Bahia e Fortaleza tendo duas convocações cada.
No Centro-Oeste, o Cuiabá teve um jogador convocado para o Paraguai e o Atlético Goianiense teve um atleta chamado para as Eliminatórias da América do Norte, a CONCACAF.
O técnico Dorival Júnior convocou sete jogadores de times brasileiros para os jogos contra o Chile e Peru. O Botafogo é o time que mais teve atletas chamados para defender a amarelinha, com três; os atacantes Luiz Henrique e Igor Jesus, além do denfesor Alex Telles. O Glorioso desbancou o Real Madrid nesse posto após lesões de Vinicius Junior e Eder Militão.