Flexibilização da faixa seletiva da Avenida Brasil começa no dia 23 de abril

Flexibilização da faixa seletiva da Avenida Brasil começa no dia 23 de abril

Por Daniel Henrique

Flexibilização da faixa seletiva da Avenida Brasil começa no dia 23 de abril
https://img.band.uol.com.br/image/2024/01/05/transbrasil-avenida-brasil-105450.jpg
Prefeitura do Rio/Rafael Catarcione

Começa no dia 23 de abril a flexibilização da faixa seletiva da Avenida Brasil. Carros de passeio vão poder usar a faixa excluisva das 10h às 16h e das 20h às 5h dos dias uteis.  Aos fins de semana e feriados, o tráfego pela faixa seletiva também será liberado aos carros e motos durante o dia todo. Caminhões não estão incluídos na flexibilização. Caminhões não estão incluídos na flexibilização.

A secretária municipal de transportes do Rio, Maína Celidônia, explica que a data foi escolhida para que haja tempo de adaptar a sinalização na via.

"Isso é uma questão de exigência do Código de Trânsito brasileiro, pra que a gente mude a sinalização, pra que a gente mude as regras. Então é uma necessidade de adaptação da sinalização da via. Então, todo mundo ficar atento porque essas modificações só valem a partir de 23 de abril."

O limite de velocidade de 60 quilômetros por hora e a redução para 40 quilômetros por hora próximo as estações do BRT deverão ser respeitadas por todos os motoristas que usarem a faixa seletiva.

A calha do BRT vai seguir exclusiva aos ônibus do BRT TransBrasil.

O presidente da Cet-Rio, Joaquim Dinis, afirma que a liberação ao tráfego na faixa seletiva fora dos horários de rush tem como objetivo garantir a prioridade do tranporte público.

"A liberação da seletiva nesse horário se dá porque até as 10 da manhã, a quantidade de BRTs que precisam atender a população é muito maior, porque é o horário de pico também dos trabalhadores. Então a gente precisa garantir a qualidade do serviço do BRT. A expectativa é que com esse horário liberado, motoristas, caminhões, motociclistas, possam buscar adaptar o seu horário e chegar na Avenida Brasil já num momento que a gente tem uma faixa a mais, que a gente oferta mais capacidade."

A Prefeitura vai seguir acompanhando o congestionamento da Avenida Brasil e não descarta novas alterações.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais