Força Aérea Brasileira recebe a primeira aeronave KC-30 da frota

Modelo tem capacidade para 250 passageiros e poderia ir do Rio de Janeiro à Índia em um voo direto

Gabriela Morgado

Avião foi batizado como FAB 2091 e chegou ao Rio nesta terça-feira (26) Reprodução
Avião foi batizado como FAB 2091 e chegou ao Rio nesta terça-feira (26)
Reprodução

A Força Aérea Brasileira recebe a primeira aeronave KC-30 da frota, o maior avião já operado pela FAB. O modelo tem capacidade para 250 passageiros e uma grande quantidade de carga. Segundo a FAB, ele voa até 8 mil milhas náuticas, o equivalente a quase 15 mil quilômetros. Isso significa que ele poderia ir do Rio de Janeiro à Índia em um voo direto.

Por causa disso, o avião, que foi batizado como FAB 2901, vai poder ser usado em missões de emergência, como de combate a pandemias e a desastres naturais.

O avião também vai ser ajustado para poder reabastecer outras aeronaves durante os voos, quando vai se tornar, efetivamente, um avião KC.

A aeronave chegou à Base Aérea do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Zona Norte do Rio, na manhã desta terça-feira (26).

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, afirmou que o recebimento do avião era um sonho da Força Aérea.

O novo avião passou por uma pintura para a cor cinza, da FAB, na Irlanda, e por inspeções nos Estados Unidos.

Essa é a primeira de duas aeronaves do tipo que vão ser entregues pela empresa de linhas aéreas Azul, que venceu a licitação. A segunda é esperada para outubro.

O avião vai ser operado pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte da FAB, o Esquadrão Corsário. Os militares começaram um curso de formação para a operação em junho.

Mais notícias

Carregar mais