O Fórum dos Reitores das Instituições Públicas de Eduação do Estado do Rio de Janeiro (friperj) vai lançar um programa de pesquisas com a participação de dez instituições de ensino. O Programa Permanente de Pesquisa sobre o estado foi aprovado nesta segunda-feira (20).
Cada instituição do Friperj indicou um pesquisador representante para atuar no programa, que será subsidiado por recursos de emendas parlamentares.
Participam das pesquisas, quatro universidades federais, UFRJ, Universidade Rural, UFF e UniRio, duas estaduais, Uerj e Uenf, dois institutos tecnológicos, IFF e IFRJ, Cefet e o Colégio Pedro II.
O objetivo da iniciativa é incentivar pesquisas que proporcionem soluções para os desafios do desenvolvimento regional do Estado, como explica Elika Takimoto, presidente da Cominssão da Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, que acompanha o projeto.
O objetivo do programa é o seguinte: é sistematizar a produção acadêmica e científica voltada para o nosso estado. Essa iniciativa é muito importante, porque ela estimula e organiza um esforço muito qualificado para construção da retomada do nosso desenvolvimento. É urgente colocar o Estado do Rio no trilho do desenvolvimento econômico, industrial e social novamente. Vai haver um espaço virtual, onde dados e análises conjunturais serão disponibilizadas ao público para toda a população. O programa vai contar com a definição de linhas de pesquisa permanente e com a realização de reuniões mensais em cada região do estado para descentralizar essa construção. O programa está empenhado em pensar no Rio para além da Região Metropolitana.