Mesmo com a entrega de uma nova frota de articulados do BRT para o Corredor Transolímpico, passageiros que usam o modal diariamente ainda aguardam a renovação total dos ônibus, que circulam com muitos problemas. Os primeiros 30 carros novos começaram a circular nesta sexta-feira (16).
24 mil passageiros usam diariamente o corredor, que liga a Barra da Tijuca a Deodoro, na Zona Oeste. Os novos veículos prometem mais segurança, ar-condicionado e conforto. As 17 estações da Transolimpica foram reformadas e 3 terminais revitalizados.
Passageiros estão esperançosos mas ainda criticam os problemas do BRT.
O novo BRT tem cabine de segurança, um pedido dos rodoviários. Segundo a Prefeitura, há mais espaço interno, mais assentos para pessoas com deficiência e entrada USB para carregar aparelhos eletrônicos.
Na primeira viagens da frota nova, o prefeito Eduardo Paes afirmou que até o final de 2023 os corredores Transoeste e Transcarioca também vão começar a receber veículos novos. O investimento é de 864 milhões de reais.
O combate ao vandalismo é um desafio. Na noite de quinta-feira, menos de 12 horas da entrega dos carros novos, um homem tentou colocar fogo na estação recém-inaugurada Minha Praia, do corredor Transolimpico. O vandalo coloca fogo na lixeira, que começa a queimar. No entanto, um vigilante que trabalha no condomínio em frente a estação apagou o fogo. A policia busca pelo criminoso.