Funcionários e pacientes denunciam más condições da Maternidade Carmela Dutra, no Lins

Entre as reclamações, estão a presença de roedores, sujeira e falta de equipamentos considerados básicos

Por Aline Pessanha

Funcionários e pacientes denunciam más condições da Maternidade Carmela Dutra, no Lins
Denúncia contra Maternidade no bairro de Lins
Reprodução

Funcionários e pacientes da Maternidade Carmela Dutra, na Zona Norte do Rio, denunciam as condições da unidade localizada no bairro do Lins de Vasconcenlos. Entre as reclamações, estão a presença de roedores, sujeira e falta de equipamentos considerados básicos. Uma das preocupações é que o hospital seja interditado.

As denúncias foram encaminhadas para a vereadora Thais Ferreira, que acionou o Ministério Público, para a apuração das graves irregularidades.

A parlamentar é presidente da comissão que defende o direito das crianças e dos adolescentes e diz que esses problemas podem levar um bebê há morte.

Quando falta equipamento básico, quando exames essenciais atrasam, quando uma gestante está sozinha, num momento tão delicado como o parto, isso tudo aumenta drasticamente o risco até mesmo do sofrimento fetal, de complicações graves e até a morte. Essa negligência institucional compromete vidas. E o mais grave é que a gente não está falando de algo pontual. Há um descaso estrutural com a maternidade pública que se arrasta há anos.

Em nota, o MPRJ disse que apura as irregularidades na Maternidade Carmela Dutra. O orgão disse ainda que recentemente, a promotoria encaminhou ofício requisitando inspeção da IVISA Rio no local. A promotoria acrescentou que a fiscalização do Cremerj também notificou a unidade para as regularizações necessárias.

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que a denúncia não procede e que não há condições insalubres ou interdição para o Hospital Maternidade Carmela Dutra. Além disso, a pasta explicou que a desratização e a dedetização estão em dia e foram revisados na última quinta-feira (13).

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais