Governo cria grupos de trabalho para elaboração de estudos para obras da linha 4

As três equipes vão analisar a situação e construir solução viável dos pontos de vista jurídico, econômico e de engenharia para retomar os trabalhos da Estação Gávea do Metrô

Por Gustavo Sleman

Governo cria grupos de trabalho para elaboração de estudos para obras da linha 4
Estação da Linha 4 do MetrôRio
Reprodução/MetrôRio

O Governo do Rio cria três grupos de trabalho para a elaboração de estudos sobre a retomada das obras da Estação Gávea do Metrô. A medida foi publicada na edição de segunda-feira (21) do Diário Oficial.

Segundo a resolução, a iniciativa acontece como forma de analisar a situação e construir uma solução viável dos pontos de vista jurídico, econômico e de engenharia para a proposta apresentada pela Concessionária Metrô Rio para o retorno das intervenções.

Os grupos de trabalho vão ser compostos por representantes da empresa, da Procuradoria Geral do Estado, da Secretaria de Estado de Transportes e da Companhia de Transportes sobre Trilhos.

Para o diretor da FGV Transportes, Marcus Quintella, é um passo importante, mas ele alerta que não foram informados prazos para as análises.

Segundo o Governo do Rio, o passo seguinte vai ser submeter a proposta definida aos órgãos de controle, como Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público, que estão acompanhando os trâmites.

Em nota, o MetrôRio disse que a concessionária tem mantido tratativas com o governo do estado com vistas a ajudar a encontrar alternativas para a retomada dos investimentos no sistema metroviário estadual.

A estação, parte da Linha 4, deveria ficar pronta para os Jogos Olímpicos de 2016, mas a construção foi paralisada em 2015. A obra já custou R$ 9,5 bilhões aos cofres do estado.

Em janeiro de 2018, como não havia previsão para a retomada dos trabalhos, os engenheiros decidiram encher os buracos com água, para evitar desmoronamentos. O consórcio responsável monitora regularmente a situação do local.

Mais notícias

Carregar mais