Um Grupo de Trabalho é criado pelo Governo do Rio para estudar a transição e assunção do transporte ferroviário no estado. A medida foi publicada na edição desta segunda-feira (21) do Diário Oficial.
A iniciativa ocorre após elaboração de minuta de acordo entre a Procuradoria Geral do Estado e a SuperVia, concessionária responsável pelo modal.
No final de setembro, as duas partes chegaram a um consenso.
O contrato atual com a empresa iria até 2048, mas, após acordo entre a SuperVia e o Estado, a concessionária vai deixar o serviço no ano que vem.
Segundo o Governo, o Grupo de Trabalho vai ter o objetivo de estudar e oferecer soluções relativas à transição, investimento e, subsequente, assunção, dos serviços, em um prazo de seis meses. A ideia é evitar a descontinuidade do transporte oferecido aos passageiros.
O grupo vai contar com representantes das secretarias da Casa Civil, de Transporte e da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística.
No início do mês, o secretário estadual de Transportes, Washington Reis, afirmou à reportagem da BandNews FM que o próximo contrato para operar o sistema ferroviário do Rio de Janeiro deve ser de apenas cinco anos. Ainda de acordo o chefe da pasta, o serviço vai ser operado pelo Governo.
No entanto, em nota, o Governo do Rio afirmou que, após a assinatura final, um processo de transição vai ser iniciado para que o Estado ou uma nova empresa assuma a concessão.
O contrato atual com a empresa iria até 2048
Divulgação