Notícias

Hemorio faz nova campanha de arrecadação de sangue na praça XV

Ação é uma parceria com a Procuradoria Geral do Estado para inaugurar Centro Cultural

Gabriela Morgado

Doações acontecem até amanhã (18)
Doações acontecem até amanhã (18)
Divulgação/Hemorio

A inauguração de um centro cultural se junta a uma campanha de solidariedade. A Procuradoria Geral do Estado promove, junto ao Hemorio, uma ação de coleta de sangue no antigo Convento do Carmo, na Praça XV, no Centro do Rio. 

A doação acontece até esta quarta-feira (18) e marca também a entrega do Centro Cultural da PGE, que foi restaurado. O antigo convento foi construído em 1619 e foi a casa da rainha de Portugal Maria I entre 1808 e 1816.

São seis cadeiras para atender cerca de 120 pessoas entre às 10h e 16h. Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem de saúde e levar um documento oficial com foto. Não é necessário estar em jejum, mas os doadores devem evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a coleta e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. 

Os voluntários também não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue. Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar. Já quem teve Covid-19 só pode participar da ação 10 dias depois do desaparecimento dos sintomas, e quem tomou a vacina contra a doença, pode doar após sete dias da aplicação ou dois dias depois, no caso da Coronavac.

Tópicos relacionados